Cientista na Escola e Portas Abertas estão entre as principais atividades que o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) está oferecendo à população da Paraíba (PB) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia iniciada ontem e vai até domingo dia 21, naquele estado. Essa é a 9º edição do evento, que ocorre tradicionalmente em outubro, em todo o país, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Inspirado no tema deste ano “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, o instituto organizou, até o dia 19, uma série de palestras a serem realizadas por seus pesquisadores em escolas públicas de Campina Grande, dentro do projeto “Cientista na Escola”. Já na sede do Insa, a atividade *Portas Abertas* permitirá ao público conhecer as pesquisas desenvolvidas.
No local, foi instalado um circuito de estandes interativos para exposição dos seguintes temas: “Sistema de captação de água de chuva”; “Variedades de palma resistentes à cochonilha”: “Produção de mudas nativas e adaptadas”; “Solos e sustentabilidade”, Sistema de produção Animal”; Agroindústria do Semiárido”; “Máquinas agrícolas e cactário”.
Duas exposições também estarão abertas à visitação dos estudantes na sede do Insa durante a semana: A Ciência de Luiz Gonzaga, organizada em junho deste ano em homenagem ao centenário do "Rei do Baião" e, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a unidade móvel do Museu Interativo do Semiárido (MISA) apresenta o tema "Viver e compreender o Semiárido", relacionado com a divulgação cultural e científica da região.
Recorde
A SNCT é realizada, desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), além das coordenações locais. A nona edição registra número recorde de atividades cadastradas: mais de 20 mil de todo o país (em 2011, foram 16 mil).
Texto: Ascom do Insa e Ascom do MCTI