Raupp discursa durante abertura da SNCT/MG. Foto: Pedro Vilela/Ascom do MCTI
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Minas Gerais foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (15) com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do governador Antonio Anastasia e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Nárcio Rodrigues. A solenidade foi realizada em Belo Horizonte, no Palácio Tiradentes, sede do governo mineiro.
Segundo Raupp, o tema da semana –“Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza” – chama atenção para os pilares do desenvolvimento sustentável do Brasil. O ministro destacou a presença e o peso de Minas Gerais para o cenário científico brasileiro.
Minas é o estado com o maior número de cidades e instituições participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com mais de 2.680 eventos cadastrados, em 118 cidades, envolvendo 215 instituições. Em seu pronunciamento, o ministro Raupp comentou a marca. "Isso acontece pelo esforço continuado que as autoridades do estado estão desenvolvendo em prol da ciência e tecnologia. Minas tem o grande benefício de ter o maior número de universidades do país e, por isso, tem todas as condições de desenvolver o esforço pela área em primeira grandeza”, afirmou.
Ao ressaltar a importância de tornar o conhecimento científico mais prático e visível à sociedade civil, o governador Anastasia comentou que a SCNT “tem o propósito, não de restringir, mas de lançar holofotes sobre as atividades do século XXI, o século do conhecimento”, acrescentando que “nada será feito sem inovação, sem ciência e tecnologia”.
Também durante a cerimônia, o professor e médico geneticista Sérgio Danilo Junho Pena foi condecorado por Anastasia com o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia pelo pioneirismo nos estudos de DNA na América Latina para a investigação de paternidade. Após a solenidade, os presentes visitaram o Museu Itinerante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que permanecerá na Praça Cívica da Cidade Administrativa até a sexta-feira (19).
“As pessoas que visitarem este espaço vão encontrar cinco salas interativas, onde haverá a apresentação de experimentos científicos. Numa área de 800 metros quadrados, a semana mineira vai procurar aproximar o público da ciência e tecnologia em cada objeto tocado”, afirmou a superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Inovação Ambiental da Secretaria da Ciência, Tecnologia (Sectes/MG), Déa Fonseca.
Desafio
Outro atrativo da semana deste ano é o Desafio Verde, pelo qual instituições que desenvolverem o maior número de ações voltadas ao tema da semana serão premiadas com passagens e diárias para conhecer o Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 50 quilômetros da capital mineira.
Para a SNCT deste ano, o estado alcançou um aumento de quase 100% de atividades cadastradas, em comparação com 2011. A superintendente Déa Fonseca adiantou a meta para 2013. “Minas Gerais tem demonstrado a importância devida ao evento desse porte. Para o próximo ano, nossa intenção é envolver todos os municípios mineiros e todas as escolas públicas”, disse.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar a população, principalmente os jovens e as crianças, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis e das coordenações locais.
Confira no site da SNCT as atividades cadastradas.
Texto: Ascom do MCTI – André Martins