C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Sustentabilidade no Distrito Federal irá da culinária à construção
15/10/2012 - 15:53
Entre amanhã, terça-feira (16) e domingo (21), o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpBbrasilia), na capital federal, receberá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012. Para esta nona edição, a comissão organizadora decidiu construir uma simulação de cidade sustentável no local. O espaço, onde a SNCT será inaugurada oficialmente, abrigará 100 instituições em mais de 30 mil metros quadrados de área construída.

“Imaginamos uma cidade ideal com qualidade de vida, cultura, reaproveitamento, meio ambiente, parcerias sustentáveis, ciclovia. A programação também foi pensada nos mesmos moldes, da culinária à construção civil”, ressalta uma das coordenadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal, Sônia da Costa. “Nós queremos que as crianças pensem como contribuir com seu bairro para consolidar um espaço bonito e organizado. Queremos estimular, por exemplo, ideias inovadoras na área de reciclagem ou na produção de alimentos dentro do espaço urbano, pois elas serão as gestoras do futuro.”

O segundo objetivo da organização foi estabelecer uma interface entre os três eixos do tema do evento: erradicação da pobreza, economia verde e sustentabilidade. “Nós desafiamos os expositores a aplicarem esses conceitos na prática. As atividades devem estar relacionadas e englobar todas essas esferas”, diz Sônia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O pavilhão foi dividido em oito espaços: Água, Segurança Alimentar e Nutricional, Reciclagem, Educação, Energia, Biodiversidade, Tecnologia e Institucional. “O parque privilegia um evento mais convidativo e simpático, arejado. Ele propicia uma facilidade maior de visualização dos setores e a circulação das pessoas será facilitada com alamedas pensadas para esta finalidade, considerando o grande número de visitantes diário”, explica o arquiteto Lúcio Richetti Soares, responsável pela parte audiovisual.

Reciclagem

Segundo estimativa da organização, cerca de 60% dos materiais usados na infraestrutura do evento serão reciclados, e o restante, reaproveitado, exceto o que for inutilizado devido a imprevistos. “Nós privilegiamos o bambu e a madeira certificada, que conta com compensação estipulada [plantio de novas árvores]”, diz o coordenador de infraestrutura geral da empresa responsável pela montagem, Viver Eventos, Alejandro Parrilla. “Aproximadamente 50% dos estandes foram montados com esses materiais.”

“O carpete é produzido com garrafas pet, a iluminação será eficiente para reduzir o consumo, as lonas são recicláveis. Os espaços de convivência foram compostos com bambu, que é um dos materiais mais sustentáveis que existem”, detalha a integrante da comissão organizadora Gabriellle Bennete, diretora da empresa.

“Os visitantes poderão acompanhar o trabalho de uma central que vai triar e prensar o lixo produzido nos seis dias de evento”, conta a coordenadora da semana no Distrito Federal, Fernanda Pedrosa, da Secis/MCTI. A comissão organizadora estabeleceu parceria com um conjunto de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que será responsável por coletar os resíduos gerados, transportá-los até a central e destiná-los à finalidade correta.

“O público terá à disposição uma ciclovia para conhecer uma parte da área interna do espaço”, destaca Fernanda. Segundo a organização, 50 ônibus escolares por turno terão 90 roteiros para percorrer as instalações do evento. Os horários de funcionamento serão variados ao longo da semana. Na terça (16), na quinta (18) e na sexta-feira (19), funcionará das 8h30 às 20h. Na quarta-feira (17), serão três turnos e o horário será estendido até 21h. Já no sábado (20) e no domingo (21), as atividades se encerram às 18h.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar a população, principalmente os jovens e as crianças, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis e das coordenações locais.

Confira no site da SNCT as atividades cadastradas.

 

Texto: Ricardo Abel – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação