C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
No Mato Grosso, programação é paralela a mostra estadual
12/10/2012 - 10:00
Como acontece em quase todo o país, serão abertas ao público estudantil e à sociedade, na segunda-feira (15), as atividades da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Mato Grosso. O evento é realizado paralelamente à 6ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

As iniciativas são promovidas pelo governo do estado, com a coordenação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec). A solenidade de abertura está marcada para as 19h30 da segunda-feira, no palco oficial do Salão das Nações.

Os visitantes poderão conhecer de perto os mais recentes projetos científicos elaborados pelos alunos da rede pública e privada de Mato Grosso (dos níveis fundamental, médio e técnico). Participam 64 trabalhos escolares, que vão da área de meio ambiente à de mecânica, passando por biologia, química e informática. Eles representarão 25 municípios e ficarão expostos ao público nos quatro dias de realização. A entrada é gratuita.

De terça-feira (16) até o encerramento, na quinta-feira (18), a visitação na 9ª Semana e na 6ª Mostra ocorrerá das 8h às 21h, no Centro de Eventos do Pantanal. No local, o público poderá conferir, ainda, atrações diversas como shows de mágica, apresentações musicais e culturais, mostras profissionais e tecnológicas das unidades da Secitec e das diversas instituições de educação e de ensino superior do estado, além da exibição de vídeos em telões sobre assuntos relacionados à temática da SNCT 2012: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Divulgação

Segundo a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, “as atividades que serão apresentadas tanto na 6ª Mostra quanto na 9ª Semana serão de linguagem acessível com o objetivo primordial de divulgar a ciência de forma descontraída e de fácil entendimento”.

De olho na importância desses dois eventos na comunidade estudantil de Mato Grosso, Áurea Regina Ignácio recomenda que os pais levem as crianças e os adolescentes ao Centro de Eventos do Pantanal nos dias de atividades. Para a titular da Secitec, essa é uma boa oportunidade para despertar a curiosidade dos jovens pelos assuntos científicos.

“A intenção principal do evento é incentivar o interesse pela carreira de cientista entre crianças e adolescentes. Temos que formar cientistas em Mato Grosso e, para isso, estamos começando pela base, que é a classe estudantil”, comenta.

Diretores e gestores das escolas públicas e particulares podem agendar as visitas de seus alunos à semana nacional e à mostra estadual com a secretaria.

Parceria

Segundo a Secitec, pela primeira vez, haverá a participação de empresas nas atividades da semana. A iniciativa inovadora servirá para encurtar as relações entre o público acadêmico e o empresarial, de modo que os dois segmentos possam, juntos, elevar o conhecimento científico no estado.

“A inovação empresarial constitui fator primordial no aumento da produtividade e da competitividade. E, como estamos realizando eventos que tratam de soluções ou inovações, nada mais produtivo do que aliar esses trabalhos escolares com empresas que fomentam a inovação aqui”, acrescenta a secretária.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também são parceiros na realização da 6ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.

Confira no site da SNCT as atividades cadastradas.

 


Texto: Denise Coelho/Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação