Exibição de filmes, oficinas, visitas a laboratórios, palestras e seminários vão marcar a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Santa Catarina. No estado, as atividades serão realizadas, de segunda-feira (15) ao dia 19, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
As atividades voltadas para alunos da rede pública começam na segunda-feira com a exibição de filmes (da série Ver Ciência), e prosseguem até dia 18, em dois horários: das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30. No mesmo período, acontecem as oficinas interativas nos laboratórios da universidade nas áreas de química, física, matemática e meio ambiente, das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h.
Estão previstas, ainda, visitas ao Parque Viva Ciência e ao Planetário no dia 19, das 9h às 11h e das 15h às 17h.
Dois seminários também prometem movimentar o campus da universidade durante a semana: o 22º Seminário de Iniciação Científica (SIC), do dia 17 ao 19, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e o 2º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio, dia 19, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Para esses eventos, estão previstas apresentações orais de bolsistas das áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais (na sala Pitangueira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC). Logo depois, os alunos, com os orientadores, vão expor seus painéis para a comunidade presente no hall superior do prédio.
Abordando a temática da SNCT 2012, a programação também terá palestra sobre sustentabilidade e erradicação da pobreza, com o professor Clarilton Edzard Ribas, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural. Será proferida no dia 18, às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos. No total, a expectativa é receber 3,2 mil pessoas nos cinco dias de atividades. Outras informações, agendamentos e inscrições pelo e-mail adriana.regina@ufsc.br.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.
Visite o site da SNCT.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI