Estimular a pesquisa acadêmica em história dos instrumentos científicos, preservação, conservação e documentação de coleções de instrumentos, de modo a contribuir para disciplinas relacionadas ao patrimônio científico, museologia e história das ciências. Esse é o objetivo do 31º Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos (SIC Symposium), que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realiza, de segunda (8) a sexta-feira (12), em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ).
A abertura do evento – que ocorre pela primeira vez no Hemisfério Sul – terá a presença da diretora do Mast, Maria Margaret Lopes; do presidente da Scientific Instrument Commission (SIC), Paolo Brenni; e do coordenador do SIC 2012, Marcus Granto.
Durante o evento serão realizadas conferências, plenárias e sessões de pôsteres, além de atividades como a observação do céu (por um telescópio antigo) e visitas técnicas a museus, que incluem algumas das mais importantes coleções de instrumentos científicos históricos da cidade. Fazem parte do circuito o Museu Nacional, Museu Histórico Nacional (MHN), o Museu Imperial (Petrópolis) e Observatório do Valongo.
A ideia dos organizadores é de que o SIC Symposium estimule a produção de conhecimento científico, com a abordagem de temas e desafios relacionados a pesquisa, interpretação e promoção dos instrumentos científicos de valor histórico, levando em conta sua utilização, comércio e intercâmbio entre a Europa e as Américas.
“Essa é uma oportunidade para que pesquisadores e estudantes brasileiros possam interagir entre si e com pesquisadores de vários países", explica Marcus Granato, que é o coordenador de Museologia do Mast . "Além de mostrar diversas abordagens e pesquisas sobre o assunto, o programa do evento possibilita identificar grupos em atividade no Brasil que não participam do SIC. Será uma chance para que conheçam o simpósio e interajam com a comunidade internacional de pesquisa sobre instrumentos científicos históricos.”
Leia mais.
Texto: Ascom do Mast