O Brasil conquistou ouro na 27ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), em Cochabamba, na Bolívia, superando representantes de outros 17 países. A equipe brasileira ficou em primeiro lugar geral no evento, ao somar 150 pontos, à frente de Portugal (136 pontos), segundo colocado, e do Peru (135), que ficou na terceira posição.
Os estudantes Rafael Kazuhiro Miyazaki e Rodrigo Sanches Ângelo, ambos de São Paulo, ganharam medalhas de ouro com pontuação máxima (42 pontos), enquanto Franco Matheus de Alencar Severo (Rio de Janeiro) e André Macieira Braga Costa (Minas Gerais) faturaram a prata, contabilizando 35 e 31 pontos, respectivamente. A equipe foi liderada pelos professores Matheus Secco e Hugo Fonseca Araújo, do Rio.
Na terça (2) e na quarta-feira (3), foram realizadas provas individuais, com problemas que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia. As questões foram selecionadas por um comitê internacional, com base nos problemas propostos pelos países participantes. A resolução das questões apresentadas exigiu dos participantes criatividade, engenho e habilidade em matemática.
Sobre a OIM
A Olimpíada Ibero-americana de Matemática é uma iniciativa que tem a colaboração dos ministérios de educação ibero-americanos e de sociedades de matemática em conjunto com um importante grupo de professores e alunos. O evento tem como objetivos: fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade ibero-americana, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os países participantes. Em 2013 o evento será realizado no Panamá.
O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, quando o país iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram um total de 97 medalhas – 50 de ouro, 36 de prata e 11 de bronze.
A participação brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Matemática é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que contribui para a melhoria do ensino, identificando revelações entre os estudantes, na área de pesquisa em matemática, em todos os níveis de ensino, em instituições públicas e privadas do país.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Leia mais.
Ascom da OBM