C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Chamada pública apoia projetos em biodiversidade e ecossistemas
02/10/2012 - 16:43
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta semana uma chamada pública para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica voltados à ampliação e à disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros. A ação compreende o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), agora com três novos biomas, e a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma).

As propostas devem ser enviadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) até 16 de novembro. Há previsão de R$ 10,8 milhões para o PPBio e R$ 680 mil para a Geoma. Liberados em três parcelas, os recursos começam a ser distribuídos em dezembro de 2012.

Criado em 2004, o PPBio articula competências regionais para intensificar estudos sobre biodiversidade, descentralizar a produção científica e integrar atividades de pesquisa. A atual chamada pública contempla, pela primeira vez, as redes regionais da Mata Atlântica, do Cerrado e dos Campos Sulinos.

O PPBio iniciou suas atividades na Amazônia – subdividida pelas bandas ocidental, por meio da atuação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), e oriental, com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI). Em seguida, a iniciativa se expandiu para o Semiárido, mediante colaboração da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que, em agosto, sediou seminário de avaliação dos resultados do programa.

Modelos para previsão

A Rede Geoma, de 2002, busca desenvolver modelos computacionais capazes de analisar e prever futuras dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioeconômicos da Amazônia. Ao fornecer ferramentas de simulação e modelagem e contribuir na formação de recursos humanos, a iniciativa visa facilitar a tomada de decisão em âmbito local e nacional.

A rede integra seis unidades de pesquisa do MCTI, três da região Norte – Inpa, MPEG e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) – e três do Sudeste – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI). A perspectiva interdisciplinar da Geoma envolve pesquisadores com experiência em modelagem computacional e matemática, sensoriamento remoto, ecologia, meteorologia, geografia etc.

 

Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação