Mostras, gincanas, festival gastronômico e feira de ciências são algumas das atividades desenvolvidas pelo Simpósio Museu Goeldi na Amazônia: 45 anos de Estudos Pesqueiros em Ciências Humanas, que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) realiza nesta terça-feira (2), em sua sede, em Belém. O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, fará a conferência de abertura do simpósio.
O objetivo do evento – que integra a programação do Museu para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano – é apresentar ao público trabalhos de pesquisadores, bolsistas e de técnicos da instituição. A SNCT, a ser realizada de 15 a 21 de outubro, tem coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na quarta-feira (3), a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do museu apresenta o “Estado da arte da pesquisa sobre populações tradicionais amazônicas numa perspectiva interdisciplinar” e discute sobre “Museologia e difusão de conhecimento”.
O Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop), que integra o Serviço de Educação e Extensão (SEC), promove no Parque Zoobotânico, na quinta (4) e na sexta-feira (5), o Museu Goeldi de Portas Abertas, uma iniciativa que mostra os bastidores da pesquisa científica. Nos dias 9 e 10, a ação se estende ao Campus de Pesquisa do Museu, em Belém. Na ocasião, estudantes de ensino médio, universitários e público em geral poderão conhecer coleções e instrumentos científicos usados na pesquisa.
Outro destaque da programação é a 1ª Feira de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã, que fica no arquipélago do Marajó e envolverá escolas de comunidades do entorno da Estação Científica Ferreira Penna, de 22 a 25 de outubro. O evento é promovido pelas secretarias de educação dos municípios de Melgaço e Portel. Os trabalhos de equipes, compostas por mais de 250 alunos, serão avaliados por pesquisadores e técnicos do Museu Goeldi.
Gincana
Realizada em comemoração aos 117 anos do Parque Zoobotânico, a 1ª Gincana Minha Família no Museu Goeldi” teve início no domingo (30) e permanece em atividade até 25 de novembro. Visa incentivar a interação entre as famílias e o contato com natureza garantindo muita diversão. Estão previstas duas apresentações culturais e lúdicas e uma gincana de conhecimento. O resultado final sai no dia 25 de novembro, quando também se encerra a última etapa. As famílias vencedoras receberão publicações científicas e infanto-juvenis e gratuidade da entrada no parque do museu, entre outras surpresas.
Alimentação saudável
Alimentação saudável e preços acessíveis vão dar o tom do Festival de Gastronomia Inteligente, de 18 a 21 de outubro. O evento é realizado há nove anos pela equipe do Núcleo de Visitas Orientadas no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico. A nutróloga e pediatra Clara Brandão mostrará aos visitantes uma proposta de consumo de alimentos de alto valor nutritivo e de baixo custo, com maior diversidade possível, preparo rápido e a manutenção do paladar regional. Neste ano, o festival terá a participação dos agricultores de produtos orgânicos e a degustação de alimentos com produtos da região, com cardápio oferecido por restaurantes e cantinas de produtos naturais.
Programa Natureza
Em 12 de outubro, Dia da Criança, a equipe do Serviço de Educação e Extensão (SEC), coordenada por Alcemir Aires, apresenta o Programa Natureza, atividade lúdica de programa de auditório interativo, com a temática relacionada ao dia e ao aniversário do Museu Goeldi, comemorado em 6 de outubro.
O programa é apresentado pelo personagem Macaco Ximbica, que vai contar um pouco da história do museu de uma maneira criativa e divertida, para agradar crianças e adultos. A programação terá encenação de peça teatral, hora do conto amazônico, gincana, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes.
SNCT no Pará
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) promove, de 17 a 19 de outubro, a 5ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia como parte da SNCT. Haverá exposições, observações astronômicas, palestras, oficinas e atrações culturais, promovidas por diversas instituições de ensino e pesquisa locais e nacionais.
Nesta edição, o Museu Paraense Emílio Goeldi apresenta a exposição Amazônia Desconhecida, composta de painéis fotográficos que apresentam o trabalho desenvolvido pela instituição na região amazônica. O objetivo é identificar novas espécies e chamar atenção para o desmatamento na região.
Acesse o site do evento nacional.
Leia mais sobre as atividades no Pará.
Texto: Lilian Bayma e Isis Cordovil - Ascom do MPEG