A Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt) selecionou nesta semana os melhores trabalhos das quatro categorias do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. A ratificação da lista se dará com a apresentação dos documentos exigidos, e os vencedores receberão a premiação no dia 25 de outubro, em Brasília.
O tema da edição 2012 é “Inovação tecnológica na saúde”. Válido para todos os países membros e associados do bloco, o concurso avaliou 155 trabalhos elaborados por estudantes e pesquisadores em quatro categorias: Iniciação Científica (ensino médio), Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração (mais de uma nação). Entre os premiados, há argentinos, bolivianos, brasileiros e peruanos.
A comissão de avaliação, que se reuniu segunda (17) e terça-feira (18), tem coordenação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e envolve representantes da Recyt de Argentina, Brasil e Uruguai.
Promovido pela Recyt, o prêmio é patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com Unesco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização supervisionada pelo MCTI.
O nome dos vencedores, o regulamento e o histórico dos prêmios estão disponíveis na página da iniciativa.
Texto: Rodrigo PdeGuerra – Ascom do MCTI