C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Mostra Nacional de Robótica recebe inscrições até sexta-feira
11/09/2012 - 19:47

Quem desenvolve trabalho com robótica terá a chance de mostrar o seu projeto ao Brasil. Alunos do ensino fundamental, médio, técnico ou superior de qualquer estado, bem como pós-graduandos e pesquisadores da área, podem se inscrever até sexta-feira (14) para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR).

O evento será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, em Fortaleza. O objetivo é valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e outras áreas do conhecimento. Com isso, não é necessário saber construir um robô para participar, mas apresentar trabalhos que mantenham algum vínculo com a temática da robótica/automação. O caminho para as inscrições é o site do evento.

São aceitas iniciativas em diversas categorias, incluindo artes (desenhos de robôs, pinturas, colagens), ensino (abordagens pedagógicas interessantes com o tema da robótica), ciência (uso do tema robótica em atividades que promovam reflexão sobre reciclagem, física, química, tecnologias assistivas), competições de robótica ou atividades recreativas, além das diversas áreas técnicas da robótica (protótipos, elétrica, mecânica, computação).

Sobre a mostra

A MNR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, dedicada à divulgação dos trabalhos e ao apoio às atividades acadêmicas de escolas, professores e alunos, além da identificação de talentos brasileiros. Segundo um dos coordenadores, Alexandre Simões, a ideia surgiu a partir do anseio das instituições de ensino para a realização de uma atividade voltada à divulgação científica.

Ele conta que, há dez anos, o Brasil tem contado com eventos como a Competição Brasileira de Robótica, que reúne mais de 200 universidades e escolas. Outra iniciativa é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), que atende cerca de 50 mil alunos em todo o país.

“Depois de alguns anos do início da OBR, surgiu uma demanda por uma iniciativa na área de robótica que não fosse voltada para as competições. Muitas escolas, do ensino fundamental e médio, trabalham com propostas pedagógicas de robótica e de incentivo à tecnologia”, justifica.

Premiação

Os 48 melhores trabalhos são premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. “Os contemplados poderão fazer o desenvolvimento e o aprimoramento do seu trabalho, por um ano, com o professor na escola e um coordenador indicado pela mostra e voltarão, no ano seguinte, para apresentar o resultado”, explica Simões, que é engenheiro elétrico e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Além desses prêmios, a MNR distribuirá certificados e menções honrosas para os alunos, professores e escolas, e apoio financeiro (passagens/hospedagem) às escolas que necessitarem.

A mostra presencial de 2012 será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR), as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o Workshop de Robótica Educacional (WRE) e o 1º Simpósio Brasileiro de Robótica/Latin American Robotics Symposium (SBR/Lars).

O evento é coordenado pela Unesp e pelo Centro Universitário da Faculdade Educacional Inaciana (FEI). Os outros realizadores são o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, e o do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação