C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Seminário debate uso do radônio no Brasil
11/09/2012 - 17:30
Integrar maior número de grupos e instituições de pesquisa, interessadas em saber a influência do radônio sobre a saúde humana. Esse é o objetivo do 1º Seminário sobre Radônio no Brasil (SRnBR), que o Laboratório de Radioatividade Natural do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Larana/UFRN) promoverá no período 25 a 28 de setembro, em Natal (RN). A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI).

O maior objetivo do evento é a integração dos diferentes grupos de pesquisa e instituições regulamentadoras do país, que se preocupam com as influências do radônio sobre a saúde humana, visando diminuir os agravos a saúde, nomeadamente as malignidades cancerígenas.

O evento será composto de conferências, painéis, comunicações de trabalhos, além de debates sobre temas relevantes, que com certeza gerarão frutos, através da disseminação do conhecimento e da possibilidade de futuras cooperações, elementos tão necessários para o desenvolvimento do tema em nosso país.

A iniciativa se destina a pesquisadores; professores e estudantes universitários, autoridades federais, estaduais e municipais; técnicos de empresas públicas e privadas; consultores autônomos, representantes de empresas e demais profissionais envolvidos com as geociências, nomeadamente a “Geologia Médica e Radioatividade Natural”. O prazo para envio de propostas se encerra em 15 de setembro.

Temas

Mapeamento do Radônio Geogênico;
Fatores que controlam Radônio Interior;
O Risco Radônio: Medidas Preventivas e de Mitigações;
Estratégia Nacional para a definição do Risco Radônio;
Normas Regulatórias para Radônio no Brasil.
O Radônio como material radioativo de ocorrência natural modificado tecnologicamente (tnorm) pela Atividade Mineira (Extração e Refinamento de Petróleo; Rochas Ornamentais, etc);
Uso de Medidas de Radônio para fins Geológicos (Prevenção de terremotos, Elemento pista natural para prospecção de urânio e Identificação de falhas e outras mineralizações);
Métodos de Medidas de Radônio (Instrumentação, calibração, intercomparação de medidas).

Leia mais

 

Texto:  Ascom da Cnen

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação