C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza Uberlândia (MG)
06/09/2012 - 17:41
Aproximar escolas e pesquisadores, estimular as unidades de ensino e instituições a realizarem atividades de divulgação científica e viabilizar ações e a comunicação integrada entre os envolvidos. É com esse objetivo que a comissão organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Uberlândia (MG) trabalha desde 2009, quando começou a fazer parte da mobilização nacional em torno do evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no mês de outubro, em todo o país.

A comissão é composta por representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da prefeitura de Uberlândia e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Um esforço conjunto que, segundo a coordenadora regional da SNCT, Sílvia Martins, tem permitido à cidade mineira garantir sucesso a cada edição. Só em 2011, foram realizadas cerca de 200 atividades, mobilizando um público de 10 mil pessoas.

“As pessoas começaram a pensar em ciência de uma forma muito aberta. Antes era um assunto muito distante. Estamos conseguindo quebrar essa barreira, falar de ciência, e as pessoas estão conhecendo o que é produzido na nossa cidade, nas nossas universidades”, afirma a coordenadora, ao avaliar o resultados das ações promovidas na região.

Programação

Neste ano, as atividades em Uberlândia serão realizadas no período de 15 a 20 de outubro, organizadas em cinco eventos estruturadores. Os chamados eventos âncoras visam favorecer a comunicação integrada e a participação de toda a sociedade e estão divididos em: Abertura Oficial, Brincando Aprendendo, Ciência Viva, Ciência no Parque e Encerramento.

Para a abertura, no dia 15, está prevista uma mostra científica e cultural e a apresentação de projetos, de atividades dos alunos de licenciatura em química, física e biologia da UFU e de trabalhos de professores de ciências da rede municipal de ensino. Com o Brincando e Aprendendo, nos dias 16 e 17, a ideia é integrar diversos projetos de produção e divulgação da ciência em torno do tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Já o Ciência Viva, que está na 17ª edição e foi integrado à SNCT, é uma feira do conhecimento com apresentação de trabalhos científicos sobre o tema “Energia na vida e na sociedade” por estudantes da educação básica do município. A exposição ficará aberta ao público, no dia 17, e as melhores iniciativas serão premiadas na solenidade de encerramento, em 20 de outubro.

Entre as novidades deste ano dentro do Ciência Viva, a coordenadora da SNCT em Uberlândia destaca o trabalho de formação continuada dos professores, que passarão a receber cursos de elaboração de projetos. O resultado dos trabalhos será divulgado numa Revista Científica, a ser lançada neste ano. “Estamos investindo além da feira”, ressalta a coordenadora.

Divulgação

Seguindo as estratégias dos anos anteriores, a equipe de Uberlândia elaborou para o material de divulgação um layout padrão, com a logomarca proposta pelo MCTI e um mascote, o Zezinho, um menino. Os folders da SNCT/Uberlândia são distribuídos em escolas, universidades, estabelecimentos comerciais e no parque da cidade, e se somam à instalação de cartazes e de outdoors.

Cada edição conta com uma revista específica, e a divulgação é feita também pela internet, por meio do blog criado para o evento.

 

Denise Coelho – Ascom do MCTI
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação