Na semana da data nacional dedicada ao bioma – 11 de setembro –, a Rede de Ciência e Tecnologia para a Conservação e Uso Sustentável do Cerrado (ComCerrado) reúne seus núcleos regionais com o objetivo de avaliar as pesquisas feitas desde o lançamento, há três anos. O evento é realizado na segunda (10) e na terça-feira (11), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
Presente em todas as regiões geográficas do Brasil, o Cerrado já perdeu grande parte de sua vegetação original. Criada pela Coordenação-Geral de Gestão de Ecossistemas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cgec/MCTI), a rede ComCerrado busca a conservação do bioma e o desenvolvimento das áreas abrangidas por ele, por meio do estímulo ao conhecimento.
Ao todo, são oito núcleos regionais, distribuídos pelas universidades de Brasília (UnB), do Estado de Mato Grosso (Unemat), Estadual do Maranhão (Uema), Federal da Bahia (UFBA), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de Mato Grosso (UFMT), além da UFG e do Instituto Biotrópicos, de Minas Gerais.
De acordo com a coordenação do MCTI, um edital a ser lançado ainda neste ano pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) deve agregar mais dois núcleos da região Centro-Oeste à ComCerrado.
Em Goiânia, grupos de trabalho temáticos – sobre flora, fauna e recursos hídricos – vão trocar experiências de pesquisa. A programação inclui, ainda, um simpósio científico em comemoração ao Dia do Cerrado e palestras de representantes dos núcleos, a respeito de características locais do bioma.
Texto: Rodrigo PdeGuerra – Ascom do MCTI