O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), do Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para toda a família curtir o feriado de 7 de setembro e o fim de semana, gratuitamente.
Na sexta-feira, de 14h às 18h, o Mast abre seus espaços expositivos para o público desvendar alguns mistérios da ciência. Quem quiser explorar a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil poderá conferir a exposição Olhar o Céu, Medir a Terra. A partir de instrumentos científicos e de documentos históricos, os interessados terão contato com a visão de diferentes sociedades.
Já a exposição As Estações do Ano – Terra em Movimento leva os visitantes a desvendar algumas curiosidades sobre os ciclos dos dias e das noites, as fases da Lua e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas do Sistema Solar. Na mostra, há interação com aparatos 3D, multimídias, vídeos, painéis e uma cenografia do céu.
Os curiosos poderão, ainda, conhecer o segundo maior meteorito do Brasil – o Meteorito Santa Luzia de Goiás –, exposto no campus do Mast, próximo às cúpulas de observação do céu. “Eles terão a oportunidade não só de ver, mas de tocar em um legítimo representante do Cinturão de Asteroides e de conhecer mais sobre estas ‘janelas’ para o passado da Terra”, comenta o astrônomo do museu, Eugênio Reis.
Telescópios e planetário
Além das exposições, o Mast proporciona uma oportunidade de observação celeste no fim de semana: os visitantes podem escolher olhar para o céu diretamente por meio de um telescópio do século XX ou através de uma projeção dentro de uma cúpula inflável.
No sábado (8), a observação de estrelas, planetas e galáxias através de telescópios antigos é realizada das 18h às 20h. A Observação do Céu é dividida entre exibição de vídeo, palestra “O céu do mês” e a observação propriamente dita. Em caso de chuva ou céu nublado, os visitantes não poderão utilizar os telescópios.
O domingo (9) é para quem deseja conhecer os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar e a mitologia grega associada às constelações, entre outros temas, através de uma projeção dentro do Planetário Inflável, uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro que simula o céu estrelado em duas sessões, às 15h e às 17h.
Filme e visita orientada
No sábado, os visitantes acompanham a aventura de três astronautas norte-americanos da década de 70, que têm que lutar por sua vida. Às 16h, o Cine Ciência exibe o filme Capricórnio Um, com classificação indicativa de 12 anos. A ficção científica narra a farsa que o governo dos Estados Unidos e a Nasa montaram durante a Guerra Fria para enganar a opinião pública: encenaram uma falsa missão tripulada à Marte, forçando o povo a acreditar nos progressos científicos e tecnológicos do país.
Também bo fim de semana, o público tem a oportunidade de conhecer o Mast em uma visita orientada. Na atividade, um mediador acompanha os interessados por um passeio pelo museu, onde eles conhecem o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala montado no campus, os pavilhões com as cúpulas de observação celeste e parte da coleção de instrumentos científicos expostos. No sábado, a visita ocorre em dois horários, às 15h e 17h. Já no domingo, acontece às 16h. Caso o tempo não esteja favorável, as atividades externas serão substituídas pela exposição As Estações do Ano – Terra em Movimento.
O Mast está localizado na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. O telefone para mais informações é (21) 3514-5200.
Texto: Ascom do Mast