C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Raupp participa de assinatura para produção de aviões em SC
Clique para ver todas as fotos de Raupp participa de assinatura para produção de aviões em SC
O senador Luiz Henrique, o governador Colombo e o ministro Raupp, durante a cerimônia. Foto: Leonardo Almada - Ascom do MCTI
03/09/2012 - 20:12

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou na manhã desta segunda-feira (3), em Florianópolis, da assinatura de protocolo de intenções entre o governo de Santa Catarina e a empresa Novaer Craft para a implantação de uma unidade fabril de produção de aviões em Lages, na região serrana, e de um centro de desenvolvimento de tecnologia na capital do estado, nos próximos dois anos. Raupp assinou o documento como testemunha e foi homenageado pelo papel de articulação que o ministério desempenhou para que as iniciativas se concretizassem.

 “Santa Catarina tem sido um parceiro estratégico do governo federal, sobretudo para a aplicação da política de desenvolvimento tecnológico e científico. É um estado inovador e de tradição empreendedora, que o ministério reconhece pelo seu pioneirismo e dedicação à inovação”, disse o ministro na abertura da cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), da qual também participaram o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix.

O projeto está orçado em R$ 80 milhões. O governo do estado será sócio no empreendimento por meio da SC Participações e Parcerias (SCPar).

Um consórcio encabeçado pela Novaer já tem apoio financeiro de R$ 9,95 milhões da Finep para o desenvolvimento do protótipo do modelo de aeronave T-Xc, na forma de subvenção econômica, modalidade em que recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) são aplicados diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a determinadas atividades. Segundo o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, a previsão é que o protótipo entre em fase de certificação nos próximos meses pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e seja entregue em abril de 2013.

Trata-se de avião monomotor adaptável a fins civis e militares, que tem como principal vantagem competitiva a estrutura em fibra de carbono. A produção inicial deverá ser de 120 unidades por ano, com a perspectiva de geração de 1.500 empregos diretos e indiretos ao longo do processo. Segundo o presidente da Novaer, Graciliano Campos, existe interesse já formalizado na compra de 200 unidades por uma empresa norte-americana.

Contexto favorável

O ministro Raupp disse que há um ambiente favorável a esse tipo de investimento em Santa Catarina, que hoje recebe um significativo aporte da agência de financiamento vinculada ao MCTI. Ele destacou o dinamismo industrial catarinense e a presença de fábricas de insumos do setor, bem como a atuação de entidades voltadas à produção e ao financiamento de ciência e tecnologia, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Certi e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). “Este é um estado de inovação e de tecnologia, com todos os elementos que garantem o sucesso de projetos como este, alinhados com a política nacional de investimentos em setores estratégicos como o de aviação”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco José Côrte, ressaltou a representatividade do país no setor. “Somos o quarto mercado aéreo doméstico, e 11% do nosso comércio exterior, em 2011, foi realizado por avião”, afirmou. A entidade deverá envolver no projeto o seu programa de capacitação e formação de mão de obra pelo Senai.

Leia mais nos sites do governo do estado e da Fiesc.

 

Texto: Christiane Santoro Balbys – Ascom do MCTI
 

Outras Imagens
O presidente da Novaer, Graciliano Campos. Foto: Leonardo Almada  - Ascom do MCTI
O presidente da Novaer, Graciliano Campos. Foto: Leonardo Almada - Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação