C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Prêmio de engenharia contempla projetos de sustentabilidade
Clique para ver todas as fotos de Prêmio de engenharia contempla projetos de sustentabilidade
A cerimônia de entrega. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
31/08/2012 - 21:54

Quinze trabalhos com foco no desenvolvimento sustentável foram reconhecidos pelo Prêmio Brasil de Engenharia, entregue nesta quinta-feira (30), em Brasília. A premiação, em seu segundo ano, é uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento – Brasil, e tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre seus apoiadores.

O Grande Prêmio de Inovação coube ao projeto "Desenvolvimento de uma plataforma de reabilitação para membro superior aplicada a pacientes pós acidente vascular encefálico", de Fábio Lúcio Corrêa Júnior e Marcos Pinotti Barbosa (orientador), de Belo Horizonte. O trabalho combina equipamento de tecnologia assistiva e procedimentos clínicos para recuperar movimentos comprometidos pela doença, também conhecida como acidente vascular cerebral (AVC) ou, popularmente, derrame.

“Ao escolher os temas, pensamos de forma bem pragmática nos desafios do país que podem e precisam contar com a força da engenharia”, disse o presidente do Instituto Atenas, Andrés Gianni. Ele lembrou que é a população que financia os estudos e pesquisas, por meio dos tributos que formam a arrecadação dos governos, e, evocando o tema desta edição, concluiu: “O Brasil precisa de engenharia. Engenharia para todos”.

As nove áreas temáticas abrangidas foram: construção sustentável; saneamento e recursos hídricos; resíduos sólidos; transportes e mobilidade urbana; agricultura sustentável e biotecnologia ; sustentabilidade energética; educação tecnológica; inclusão digital; e engenharia cidadã.

Interesse social

O presidente do sindicato, Brasil Américo Louly Campos, elogiou o alcance da iniciativa. “Foram mais de 200 trabalhos inscritos e 90 aceitos.” Com a proposta, ressaltou, os organizadores chamaram as comunidades acadêmica e científica a tratar de assuntos de interesse da sociedade.

Os inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora de 25 membros, coordenada pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães. Além dos premiados, houve 15 menções honrosas.

Entre os integrantes da mesa nesta na cerimônia de ontem estavam o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Guilherme Sales Melo. O ministro Marco Antonio Raupp foi representado pela assessora Ana Gabas.

 

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI (atualizado em 03/09/2012)

Outras Imagens
Os autores do projeto vencedor do Grande Prêmio de Inovação. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Os autores do projeto vencedor do Grande Prêmio de Inovação. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação