Ministro Raupp destacou importância do CDTN Foto: Pedro Vilela / Agência i7
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou na manhã desta quarta-feira (29), das comemorações dos 60 anos do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte (MG).
O CDTN é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento, produção, serviços e ensino com atuação na área nuclear, subordinada à diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O Centro foi fundado em 24 de agosto de 1952 pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitscheck, sob a denominação de Instituto de Pesquisas Radioativas. Foi a primeira grande instituição de pesquisa nuclear criada no país e continua hoje como um das mais importantes instituições do Sistema de Energia Nuclear brasileiro.
Na cerimônia de comemoração, foram destacadas ações do CDTN ao longo das últimas seis décadas, em especial, aquelas direcionadas às áreas de saúde, geração de energia, mineral, siderúrgica e petrolífera.
Caso de sucesso
Em seu discurso, Raupp enfatizou a importância de mostrar que o desenvolvimento de energia nuclear é mais um caso de sucesso no país. “Fala-se muito pouco sobre isso, talvez pelo fato de a energia nuclear ser bombardeada por tantas críticas, por conta de seu uso bélico em outros países. Mas temos de adotar a cultura de ressaltar a importância da energia nuclear para fins pacíficos, para o desenvolvimento da sociedade. E o Brasil é um caso de sucesso também nesse quesito”, apontou.
O ministro também destacou a importância de apoio e investimentos de todas as esferas governamentais ao setor nuclear. “Na ciência, não há partidos políticos. Os governos e as instituições têm de ser parceiros e dar continuidade aos projetos. A consciência cidadã vai além da preocupação política”, disse, ao se referir aos apoios do governo do Estado de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se localiza o Centro.
Sustentabilidade
O diretor do CDTN, João Roberto Loureiro de Mattos, destacou a importância das atividades da instituição na área da Saúde, para a economia e em ações de sustentabilidade.
Entre as realizações na área da Saúde, Mattos citou a criação de critérios de qualidade e análise de mamografias, assim como a produção de radiofármacos para a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET, sigla em inglês), que permite a análise da evolução do câncer e para o tratamento da doença.
Na área de economia, Mattos lembrou, ainda, a importância do uso de radiadores gama na análise mineral, conservação de alimentos e de produtos industriais. Só em 2011, segundo ele, foram 5 mil amostras irradiadas pelo CDTN. Em relação ao meio ambiente, o presidente do CDTN destacou várias técnicas aplicadas em estudos de poluição, sedimentologia e medições hidráulicas.
O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Angelo Fernando Padilha, falou da importância institucional do centro. “O CDTN reuniu inciativas que antes estavam espalhadas pelo país, o que resultou em ações de muito sucesso em pesquisa e desenvolvimento”, disse.
Também participaram da cerimônia o pró-reitor de pesquisas da UFMG, Renato Lima, o secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, e um público de cerca de 150 pessoas ligadas à área de energia nuclear.
Texto: Sandra Camilo – Ascom do MCTI