Detalhe do plantio experimental de oleaginosas do Cetene Foto: Site do Cetene
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI) instalou em Caetés (PE) um plantio experimental de pesquisas voltado à produção de oleaginosas alternativas para o biodiesel.
O objetivo da iniciativa é obter espécies ideais que sejam economicamente, ecologicamente e socialmente sustentáveis, levando em conta as condições do Nordeste brasileiro.
As pesquisas abrangem a prospecção na vegetação nativa, extração e análise química dos óleos em laboratório, além de plantios experimentais em campo.
Os diferenciais das pesquisas no Cetene em oleaginosas alternativas são o caráter comparativo e a estratégia de focar em oleaginosas perenes por tenderem a ter uma produtividade maior em óleo e sementes, além de permitirem uma produção ecologicamente sustentável e maior facilidade na integração da agricultura familiar.
Até o momento, foram avaliadas 97 amostras de 30 espécies diferentes, das quais 13 apresentaram potencial para produção de óleo vegetal na região. Dessas espécies, seis são totalmente inéditas nas pesquisas brasileiras, da maioria das outras só existem observações pontuais na literatura.
Leia mais.
Texto: Ascom do Cetene