“São vocês que irão no futuro nos substituir no comando do país e isso é motivo de orgulho.” Assim a presidenta Dilma Rousseff se dirigiu aos jovens na tarde desta segunda-feira (27), ao condecorar 500 alunos, de todas as regiões do país, que obtiveram medalha de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Durante o discurso, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a presidenta elogiou o resultado de mais uma edição da Obmep e relacionou o potencial dos jovens ali presentes com o futuro do país. "Gostaria de cumprimentar os pais e alunos presentes pelos resultados obtidos nesta olimpíada. Hoje para mim é um dia muito especial, pois foram 19 milhões de estudantes inscritos, que se prepararam para participar deste desafio”, disse. “O Brasil precisa muito de momentos assim que estamos vivenciando, pois é só assim vamos conseguir avançar.”
Sorridente e atenciosa com cada jovem premiado, Dilma dividiu o palco da solenidade com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Também estavam presentes o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa, organização social que integra o Sistema MCTI), César Camacho, e o coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim.
Dilma também destacou em seu discurso o Programa Ciência sem Fronteiras. "Precisamos ampliar as oportunidades e o nível educacional do brasileiro, deixando-o similar aos países desenvolvidos”, defendeu. “O Programa Ciência Sem Fronteiras, por exemplo, vai começar a encurtar esse caminho, aumentando a oportunidade de jovens a estudarem nas melhores universidades em todo o mundo. Isso vai permitir um maior nível de conhecimento no Brasil, que somado a nossa criatividade irá se transformar em inovação. E é isso que nos queremos, desde quando começamos a financiar 100 mil bolsas até 2014."
Matemática
O ministro Marco Antonio Raupp destacou o empenho dos participantes: "Saúdo a todos os estudantes presentes nesta solenidade, pelo esforço de vocês em participar desta olímpiada, que é mais valioso que qualquer medalha, pois é a realização de cada um de vocês como cidadãos”.
“A partir de agora vocês terão um companheiro para vida toda que é a matemática”, continuou Raupp. “Costumam a dizer que a matemática é a mãe de todas as ciências, mas eu, como matemático que sou, digo que a matemática é a irmã de todas as ciências, porque vai ser sua companheira que vai lhe acompanhar pelo resto da vida." Leia mais sobre a 7ª Obmep.
Texto: André Gonzalez – Ascom do MCTI