O ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antonio Raupp, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinaram – na manhã de hoje, em Recife (PE) – o protocolo de intenções que marca o lançamento do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) no Estado. A iniciativa visa fomentar pesquisas de desenvolvimento de ecossistemas digitais, com foco no apoio e na qualificação profissional.
Na oportunidade, Raupp ressaltou a necessidade de parcerias entre União e estados com o objetivo de descentralizar os investimentos e tornar mais eficazes as medidas no setor de tecnologia da informação (TI). “É uma capacitação e uma parceria que atende aos dois lados. Pretendemos com isso superar os fossos regionais que ainda existem. Queremos fazer isso em outros estados", afirmou o ministro.
Ações
Às 14h, as ações do TI Maior serão detalhadas durante a visita do ministro ao Porto Digital, principal parque de tecnologia da informação do Brasil, que fica no Bairro do Recife, na capital pernambucana.
O governador Eduardo Campos agradeceu o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação, além de afirmar que o protocolo será importante para oferecer suporte a um ciclo de expansão econômica com desenvolvimento social registrado na região. “É uma oportunidade de interagir e aprofundar a visão de lutar pelos recursos de pesquisa e tecnologia, agilizando a execução do orçamento", avaliou Campos.
Além de Marco Antonio Raupp, integraram a comitiva ministerial o secretário executivo do ministério, Luiz Antonio Elias, o secretário de Políticas e Desenvolvimento de Pesquisa, Carlos Nobre e o secretário de Políticas de Informática, Virgilio Almeida.
Texto: André Duarte - Ascom do MCTI