C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Primeiro edital do Inova Petro está previsto para setembro
Clique para ver todas as fotos de Primeiro edital do Inova Petro está previsto para setembro
Ministro Raupp participa do lançamento do Inova Petro Foto: João Luiz Ribeiro (Ascom da Finep)
13/08/2012 - 18:55
Durante o lançamento do Inova Petro, nessa segunda-feira (13), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, previu, para setembro próximo, a publicação do primeiro edital de seleção de empresas interessadas em participar do programa, resultado de parceria da Finep com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujo objetivo é desenvolver a cadeia de fornecedores da indústria de petróleo e gás e ampliar o conteúdo nacional dos produtos desse segmento industrial.

Presente ao lançamento do programa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, comentou a iniciativa. “O Inova Petro é uma ação que visa aprimorar o conhecimento tecnológico em um segmento onde temos vocação natural para liderança”, apontou o ministro.

Com recursos iniciais de R$ 3 bilhões, o Inova Petro tem duração prevista até 2016, oferecendo recursos para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às seguintes linhas temáticas: processamento de superfície – tecnologias aplicáveis no processamento que acontece em plataformas e embarcações; Instalações submarinas – tecnologias aplicáveis aos diversos equipamentos e dutos que ficam abaixo da lâmina d’água; Instalações de poços – tecnologias aplicáveis ao poço no fundo do mar.

Arbix aproveitou a oportunidade para destacar o diferencial da iniciativa: “O programa, que conta com todo o suporte técnico da Petrobras, representa a primeira vez que a Finep vai combinar diferentes instrumentos de financiamento, como o crédito, subvenção econômica e cooperativa entre Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs) e empresas.” Caberá ao BNDES aplicar seus recursos nas formas de crédito, participação acionária e Fundo tecnológico do BNDES (Funtec).

Além de Raupp, participaram da solenidade, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, a presidente da Petrobras, Graça Foster, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, dentre outras autoridades. Na ocasião, também foi assinado um memorando de entendimentos que estabelece a ação conjunta do MDIC, Petrobras e ABDI para desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Na avaliação de Graça Foster, o programa contribuirá efetivamente para o aumento do índice de conteúdo local, hoje uma questão central para a Petrobras. “Hoje, nossa média de conteúdo local chega perto de 65%. Em refinarias, é próximo a 92%, e em gás e energia chega com folga a 90%”, afirmou.

Processo de seleção

Poderão participar do processo de seleção do Inova Petro empresas brasileiras e/ou grupos econômicos brasileiros com Receita Operacional Bruta (ROB) superior a R$ 16 milhões, individualmente ou em associação. Projetos de empresas com ROB inferior a esse limite são elegíveis somente se desenvolvidos em conjunto com outra empresa e/ou grupo econômico com ROB superior a este valor.

No caso de associação entre empresa proponente de capital de controle nacional com outra empresa estrangeira e/ou controlada por matriz no exterior, poderá ser concedido o apoio a projetos que impliquem em efetiva transferência e absorção de competências e tecnologias pela primeira.

Leia mais.


                                                                                                                      Texto: Ascom da Finep
Outras Imagens
Ministro Raupp discursa durante lançamento do Inova Petro Foto: Ascom da Finep
Ministro Raupp discursa durante lançamento do Inova Petro Foto: Ascom da Finep
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação