27/07/2012 - 17:47
“A experiência deles é única. Nós percebemos no colégio que eles ficam mais ativos, curiosos com as aulas de ciências, tiram médias melhores, inclusive eu senti uma grande melhora de um ano para outro”, testemunha Jairo Macias, 37 anos, sobre seu filho. A atividade em família foi proporcionada por um dos estandes da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
“Tenho certeza de que isso aumentará ainda mais o interesse pela ciência e depois ele irá repassar sua experiência para os colegas, levando este conhecimento para a vida toda”, comenta o visitante.
Na AEB Escola as crianças podem participar de oficinas acompanhadas por monitores e aprendem a montar “carros-foguete”. Durante a visita, são entregues cartilhas em preto e branco com desenhos de componentes e imagens relacionadas ao Programa Espacial Brasileiro. Gesiele Pires de Freitas, 9 anos, fala sobre sua motivação de aprender algo novo e diferente: “Eu estou gostando de estar aqui e ainda vou aprender muitas coisas de hoje em diante”.
Juan Jorges, 7 anos, filho de Jairo Macias, explica como é o processo de montar o “carro-foguete”. “Hoje eu aprendi a fazer um carrinho-foguete cortando um pedaço de papelão, colando o canudo e palito de churrasco, depois a tampa, aí a gente corta uma tira e prende o balão. Depois é só encher o balão e brincar”, conta. Ele diz que ensinará a técnica aos amigos.
Jairo, por sua vez, diz que a data de realização durante as férias escolares facilita a viagem para acompanhar o evento. “É a segunda vez que participo da SBPC e trago meus filhos. Em Goiânia, percebi que no ano passado havia muita atividade para as crianças conhecerem sobre ciência e tecnologia, construindo brinquedos de forma didática”, relata.
Texto: Ricardo Abel – Ascom do MCTI
|