C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Presidenta da entidade reafirma apoio ao Ciência sem Fronteiras
Clique para ver todas as fotos de Presidenta da entidade reafirma apoio ao Ciência sem Fronteiras
Helena Nader durante balanço da 64ª SBPC. Foto: Zé Luiz Cavalcanti/Ascom do MCTI
27/07/2012 - 16:08
Durante a coletiva de imprensa de balanço da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta sexta-feira (27), em São Luís, a presidenta da entidade, Helena Nader, reiterou o apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras. A instituição já tinha se manifestado ontem, em nota conjunta com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em resposta a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. 

“Então, de novo, nós somos totalmente favoráveis ao Programa Ciência sem Fronteiras”, disse Helena Nader na entrevista de hoje. “Agora, o que nós colocamos é que seria ousado mandar 101 mil estudantes em quatro anos para laboratórios e escolas no exterior. Além disso, o programa está sendo avaliado e precisa de alguns ajustes. Nós, inclusive, nos voluntariamos a participar dessa discussão.”

Ela ressaltou a importância de “garantir condições de trabalho para esses jovens que vão alavancar a ciência brasileira”, e mencionou, no contexto da área no Brasil, os cortes orçamentários neste ano e no passado.

Estimativa

Quase 12 mil pessoas de todos os estados do Brasil se inscreveram para a 64ª SBPC, número que supera os das últimas oito edições do evento. Mas, segundo o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, 25 mil visitantes circularam pelo Campus do Bacanga a cada dia de programação, da abertura, domingo (22), ao encerramento, nesta sexta-feira (27).

“Fizemos uma pesquisa com a comunidade aqui presente e vimos que, a cada dez pessoas, só três estavam inscritas”, explicou Salgado Filho. Ele ressaltou a alta frequência de crianças e jovens de famílias de baixa renda, principalmente das comunidades do entorno.

Segundo os organizadores, a programação incluiu 162 eventos, dentre 55 mesas redondas, 48 conferências, 46 minicursos, cinco assembleias, três encontros, três sessões especiais, um treinamento e uma reunião de trabalho.

“O estado com o maior número foi o Maranhão, obviamente, com 6.182 inscritos, seguido do Pará e de Pernambuco”, informou a secretária-geral da SBPC, Rute Gonçalves de Andrade. O terceiro colocado da lista sedia a 65ª edição da SBPC, em julho de 2013.

Para a presidenta da sociedade, Helena Nader, Recife tem condições de repetir o dimensão da 55ª SBPC, em 2003, quando a cidade recebeu 17.193 inscritos – melhor número da década.


                                                                                  Texto: Rodrigo do PdGuerra – Ascom do MCTI


Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação