Helena Nader durante balanço da 64ª SBPC. Foto: Zé Luiz Cavalcanti/Ascom do MCTI
Durante a coletiva de imprensa de balanço da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta sexta-feira (27), em São Luís, a presidenta da entidade, Helena Nader, reiterou o apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras. A instituição já tinha se manifestado ontem, em
nota conjunta com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em resposta a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
“Então, de novo, nós somos totalmente favoráveis ao Programa Ciência sem Fronteiras”, disse Helena Nader na entrevista de hoje. “Agora, o que nós colocamos é que seria ousado mandar 101 mil estudantes em quatro anos para laboratórios e escolas no exterior. Além disso, o programa está sendo avaliado e precisa de alguns ajustes. Nós, inclusive, nos voluntariamos a participar dessa discussão.”
Ela ressaltou a importância de “garantir condições de trabalho para esses jovens que vão alavancar a ciência brasileira”, e mencionou, no contexto da área no Brasil, os cortes orçamentários neste ano e no passado.
Estimativa Quase 12 mil pessoas de todos os estados do Brasil se inscreveram para a 64ª SBPC, número que supera os das últimas oito edições do evento. Mas, segundo o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, 25 mil visitantes circularam pelo Campus do Bacanga a cada dia de programação, da abertura, domingo (22), ao encerramento, nesta sexta-feira (27).
“Fizemos uma pesquisa com a comunidade aqui presente e vimos que, a cada dez pessoas, só três estavam inscritas”, explicou Salgado Filho. Ele ressaltou a alta frequência de crianças e jovens de famílias de baixa renda, principalmente das comunidades do entorno.
Segundo os organizadores, a programação incluiu 162 eventos, dentre 55 mesas redondas, 48 conferências, 46 minicursos, cinco assembleias, três encontros, três sessões especiais, um treinamento e uma reunião de trabalho.
“O estado com o maior número foi o Maranhão, obviamente, com 6.182 inscritos, seguido do Pará e de Pernambuco”, informou a secretária-geral da SBPC, Rute Gonçalves de Andrade. O terceiro colocado da lista sedia a 65ª edição da SBPC, em julho de 2013.
Para a presidenta da sociedade, Helena Nader, Recife tem condições de repetir o dimensão da 55ª SBPC, em 2003, quando a cidade recebeu 17.193 inscritos – melhor número da década.
Texto: Rodrigo do PdGuerra – Ascom do MCTI