O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estará presente no 13º Fórum Internacional Software Livre (FISL13), a partir desta quarta-feira (25), em Porto Alegre. O evento seguirá até sábado (28), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e é considerado o maior do segmento da América Latina e um dos mais consolidados do mundo, com a presença de palestrantes e personagens internacionais de Software Livre.
O MCTI é um dos patrocinadores do FISL e realizará no evento uma oficina de Ginga (camada de middleware – software intermediário – que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital, de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso).
No encontro o ministério exibirá um projetor com concepção de hardware, software e conteúdo educacional desenvolvido no Brasil, com computador acoplado, para auxiliar professores em sala de aula. A encomenda foi realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública ligada ao MCTI, também participa do FISL, para o qual levará produtos desenvolvidos em sua fábrica, como é o caso do Chip do Boi (dispositivo que permite a identificação do animal para o rastreamento de gado).
Pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação participam do encontro o secretário executivo, Luiz Antonio Elias, e representantes da Secretaria de Política de Informática (Sepin).
Sobre o fórum O FISL foi fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux.
Em 2012, serão mais de 800 horas de programação, cerca de 700 palestrantes e aproximadamente 50 oficinas, atividades culturais, sociais, de entretenimento e de lazer dentro e fora do Centro de Eventos da PUC-RS.
A expectativa dos organizadores é receber em torno de 7 mil inscrições para os quatro dias de evento, que levará à capital gaúcha expoentes nacionais e internacionais da tecnologia para tratar da cultura de soluções livres sob diversas prismas, entre eles o das políticas públicas.
Acesse o site do evento. Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI