Com um de seus três pavilhões inteiramente destinado a unidades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ExpoT&C começou a receber, desde ontem (22), dezenas de milhares de visitantes da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís.
O ministro Marco Antonio Raupp inaugurou, nesta segunda-feira (23), a mostra, ao lado da presidenta da SBPC, Helena Nader, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, e o Prêmio Nobel de Química de 2011, o israelense Dan Shechtman.
Segundo Helena Nader, a mostra permite que a população confira o que se produz na área de ciência, tecnologia e inovação. “A ExpoT&C é um evento único no país, uma prestação de contas à sociedade brasileira pelo investimento e os impostos pagos”.
Em sua 20ª edição, a ExpoT&C ganhou uma linha do tempo com 8 mil fotografias de momentos históricos. O Pavilhão 1, destinado ao MCTI, tem 2.100 metros quadrados de estandes de madeira compensada, montados por unidades de pesquisa e agências da pasta.
Outros dois pavilhões exibem tecnologias e serviços de entidades nordestinas, nacionais e estrangeiras. Para completar a estrutura, uma área batizada como Café Literário oferece uma variada programação cultural, com dança, música, teatro e o lançamento de dois livros comemorativos pelos 400 anos da capital maranhense.
Em uma das paradas pelos corredores da mostra, Raupp descerrou uma placa em homenagem ao maranhense Renato Archer, primeiro ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil e referência na luta pela inclusão do assunto no campo político.
Texto: Rodrigo Guerra - Ascom do MCTI