C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Diversidade cultural marca abertura de reunião
Clique para ver todas as fotos de Diversidade cultural marca abertura de reunião
Tradicional festa do bumba-meu-boi animou abertura
23/07/2012 - 09:53
Ao ritmo dos tambores do candomblé de Alcântara, de violão em recital evocando poemas de José Chagas e Gonçalves Dias, além de uma apresentação de bumba-meu-boi. Fiel ao tema “cultura e saberes tradicionais” foi aberta, nesta segunda-feira (22), a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), num belo cenário à beira mar, no campus da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

O uso sustentável da biodiversidade nacional para o resgate das tradições milenares indígenas foi a base do pronunciamento do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. “Esse gigantesco repositório de conhecimento, somado ao das chamadas populações tradicionais (como os ribeirinhos, os caiçaras e os quilombolas) constitui um patrimônio cultural internacionalmente reconhecido e valorizado”, disse.

Raupp destacou que, apesar do potencial, o Brasil ainda ocupa uma posição tímida no cenário internacional da biodiversidade. “O principal gargalo é o marco legal, que necessita de uma urgente adequação às necessidades do desenvolvimento sustentado”, apontou. “É preciso incorporar os conhecimentos tradicionais ao sistema da ciência, tecnologia e inovação, assegurando a seus detentores a divisão justa e equitativa dos benefícios, monetários ou não”.

A presidente da SBPC, Helena Nader, exaltou a cidade anfitriã, São Luís, “já quase quatrocentona, patrimônio cultural da humanidade e dona de um dos maiores acervos arquitetônicos e culturais da era colonial brasileira”.
Segundo ela, o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza” vai permear todo o evento, “fortalecendo o conceito de que o enfrentamento de nossos problemas sociais e econômicos requer o diálogo constante e o reconhecimento mútuo de nossos diversos saberes”.

 

                                                                                                                     Texto: Rodrigo Guerra - Ascom do MCTI

Outras Imagens
Raupp destaca patrimônio cultural reconhecido internacionalmente
Raupp destaca patrimônio cultural reconhecido internacionalmente
Raupp: uso sustentável da biodiversidade para o resgate da cultura indígena
Raupp: uso sustentável da biodiversidade para o resgate da cultura indígena
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação