Exposições interativas, oficinas-escola, mesas-redondas sobre a temática espacial, além de réplicas de foguetes e satélites desenvolvidos pelo programa espacial brasileiro. Essas são algumas atrações que a Agência Espacial Brasileira (AEB) vai mostrar durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís.
Para o presidente da AEA, José Raimundo Braga, “a inserção da temática espacial na programação das reuniões anuais da SBPC é considerada importante e também quase uma invariante porque encerra um segmento estratégico para o desenvolvimento tecnológico do país”. Ele acrescenta que o fato de o evento deste ano ser realizado em São Luís é um diferencial. “Estaremos próximos ao Centro de Lançamento de Alcântara, elemento fundamental para a conquista do nosso autônomo acesso ao espaço”, aponta José Raimundo.
De acordo com a programação da AEB, serão expostas maquetes do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e do foguete Cyclone-4. No estande da agência haverá, ainda, a exibição de painéis com imagens do programa espacial brasileiro e a apresentação de vídeos institucionais.
AEB Escola O programa AEB Escola participará do SBPC Jovem, com a realização de oficinas, jogos e exposições temáticas. Segundo o coordenador do programa, Carlos Eduardo Quintanilha, o objetivo é “incentivar o aprendizado, criatividade e interesse de jovens estudantes pela Ciência e Tecnologia Espacial”. Durante todo o evento, os colaboradores do AEB Escola ministrarão minicursos com a temática espacial.
Atividades relacionadas ao programa espacial também serão temas de palestras durante a 64ª SBPC. O presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, participará, na segunda-feira (23), da mesa-redonda “Benefícios Econômicos e Sociais da Base de Alcântara para o Maranhão”. No dia seguinte, Braga ministrará palestra com tema “O Programa Espacial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável”.
Na ExpoT&C, O programa espacial brasileiro estará presente no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que abrigará instituições e empresas ligadas ao Programa, como a AEB, Inpe, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), parceria entre Brasil e Ucrânia.
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI - Site da AEB