O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, concedeu uma rápida entrevista, na última sexta-feira (13), à Voz do Brasil (EBC), a respeito do programa espacial conjunto Brasil-China, em especial, sobre o lançamento, no final deste ano, do satélite CBERS-3. A seguir, a íntegra da entrevista do ministro à repórter Raquel Mariano.
Raquel Mariano: Recentemente, o senhor fez uma viagem à China. Como é que foi esse encontro?
Marco Antônio Raupp: Eu fui lá por duas razões básicas. Acompanhar o andamento do programa espacial, especialmente a construção e todas as atividades de integração e teste dos satélites sino-brasileiros de recursos terrestres, e já o satélite montado lá no centro espacial chinês. Estamos com a excelente expectativa que a gente possa fazer esses lançamentos entre o dia 20 de novembro e 10 de dezembro do corrente ano.
Raquel Mariano: A parceria espacial que existe entre o Brasil e China, como que é a participação brasileira nessa parceria?
Marco Antônio Raupp: Agora, esses satélites sino-brasileiros nº. 3, que nós estamos terminando a construção e testando para o modelo de voo para lançamento, no final do ano, ele é de responsabilidade de 50% da engenharia nacional e 50% da engenharia chinesa, e lançamento ainda na China. Vamos dizer assim, o arquiteto industrial desse projeto aqui no Brasil é o Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e todos os subsistemas o Inpe contrata na indústria nacional. Nós contratamos mais de R$ 300 milhões diretamente na indústria nacional para o desenvolvimento desse projeto, o que significa capacitação dessa indústria numa área bastante sofisticada do ponto de vista tecnológico..
.
Repórter Raquel Mariano: Eu conversei com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Ministro, muito obrigada pela sua entrevista à “A Voz do Brasil”.
Marco Antônio Raupp: Muito obrigado pela oportunidade de falar para todos os ouvintes da “A Voz do Brasil”.
Texto: Ascom do MCTI - Site da Voz do Brasil (EBC)