Programa de pesquisa que permite ao usuário fazer uma imersão em ambientes virtuais apenas com movimentos articulados de mão, sem treinamento, destreza especial, uso de dispositivos sem fio ou interfaces. A novidade é uma das atrações que o Laboratório Nacional de Computação Científica (Lncc/MCTI) preparou para a 64ª Reunião da SBPC deste ano, que ocorre entre os dias 22 e 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís.
Para reproduzir com fidelidade a configuração dos dedos do usuário, o Lncc desenvolveu um módulo para calibração da CyberGlove em tempo de execução. Um protótipo de unidade de medida inercial e um sensor de visão estereoscópica foram utilizados para construir o módulo do rastreador, que é capaz de reproduzir a pose da mão com seis graus de liberdade no ambiente virtual.
Os módulos foram desenvolvidos de forma desacoplada, possibilitando sua integração em projetos futuros. Estes foram implementados como plugins para o framework de Realidade Virtual Instant Reality dando suporte aos dispositivos utilizados neste trabalho, podendo ser facilmente estendidos para dispositivos similares. Essa experiência poderá servir para simular no futuro o ambiente virtual de uma sala de cirurgia, como apoio ao treinamento e estudo de futuros profissionais da área de saúde.
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI - Site do LNCC