O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast) anunciaram a conclusão do balanceamento e de medidas de propriedades de massa do satélite sino-brasileiro CBERS-3, cujo lançamento está previsto para o final do ano.
O atendimento dos requisitos de posição de centro de gravidade pelo veículo lançador e pelo subsistema de controle de atitude e órbita, além do conhecimento preciso das propriedades de massa do satélite são processos considerados fundamentais para o correto desempenho desse subsistema.
A fase seguinte são os testes de vibração acústica e senoidal do CBERS-3, o quarto satélite desenvolvido pelo Programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS) ou, em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. A parceria com a China garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.
Ainda em 2011, começaram a ser enviados à Beijing os equipamentos desenvolvidos pela indústria brasileira para que, junto aos equipamentos chineses, fossem instalados na estrutura do CBERS-3 para realização dos testes que antecedem o seu lançamento.
Essas atividades são fundamentais para demonstrar o bom funcionamento em condições ambientais semelhantes ao lançamento e órbita e identificar e corrigir eventuais problemas. Antes mesmo de embarcar para a China, toda a estrutura do satélite, seus equipamentos e subsistemas enfrentaram uma série de ensaios ambientais no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, em São José dos Campos (SP).
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI - Ascom do Inpe