Promover a troca de informações, por meio do debate e da divulgação dos resultados de pesquisas científicas voltadas à biodiversidade, o manejo de recursos e o desenvolvimento sustentável, desenvolvidas pelas reservas Mamirauá, Amanã e outras da região amazônica. Este é um dos objetivos do 9º Seminário Anual de Pesquisa (SAP) que o Instituto Mamirauá (MCTI) realiza, entre os dias 11 e 13 de julho, em sua sede, na cidade de Tefé (AM).
Na edição deste ano, o diretor científico do instituto, João Valsecchi, destaca a diversidade de trabalhos que serão apresentados, de várias regiões do país. “A diversidade de temas no SAP reflete a maturidade e abrangência das ações de pesquisas do Instituto Mamirauá e das instituições parceiras”, afirmou.
Durante o evento – que incentiva a interação acadêmica interdisciplinar e o diálogo entre os diferentes campos do conhecimento – serão apresentados 64 trabalhos de pesquisa, que abordam, desde a diversidade e distribuição de espécies, o uso e manejo da biodiversidade, sítios arqueológicos e socioeconomia, a processos sociais de diferenciação étnica e política.
A palestra de abertura de seminário será proferida pela gestora da reserva extrativista do Rio Jutaí e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rachel Acosta, que falará sobre os temas a “gestão das unidades de conservação federais na região do médio Solimões” e a “parceria do Instituto Mamirauá com o ICMBio”.
No segundo dia (12), ocorre uma mesa redonda sobre “Alianças entre saberes tradicionais e conhecimento científico: os desafios e oportunidades na Amazônia”, com a participação do representantes, Leandro Castello, (Woods Hole Research Center); Jorge Carvalho (Associação de Pescadores do Setor Jarauá), Carlos Emanuel Sautchuk (Universidade de Brasília - UnB) e Ennio Candottim (Museu da Amazônia).
No terceiro e último dia (13), serão premiados os melhores trabalhos nas categorias painel e apresentação oral, assim como os primeiros e segundos lugares das quatro categorias (fauna, flora, pessoas e paisagem) do 3º Concurso de Fotografia, promovido desde 2010, que integra a programação do seminário.
Leia mais.