Na próxima semana, o porto de Itaqui (MA) deverá receber os primeiros tanques de combustível a serem utilizados no lançamento do Cyclone-4, pela base brasileiro-ucraniana de Alcântara Cyclone Space (ACS), previsto para o final de 2013. A informação foi divulgada, esta semana, pelo site da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).
Operação de dimensões monumentais, o transporte da primeira carga de 15 tanques de combustível – que servirão ao sistema de abastecimento do LC (Líquido Combustível) e seus acessórios de montagem – demandará a utilização de cerca de 20 carretas e guindastes, cada um com capacidade entre 30 e 40 toneladas.
Essas ações integram os preparativos do primeiro voo do Cyclone, previsto para o final do ano que vem. Situado no Complexo Técnico do Sítio de Lançamento, a construção do prédio (TC-100), onde será feita a montagem, integração e teste da carga útil, é uma das partes mais adiantadas da obra. Também adiantada está a obra do TC-200, onde será montado o Cyclone-4, um foguete de 40 metros de comprimento, sendo uma coifa (ponta) de quatro metros e três metros de diâmetro.
Deste local já sairão – encapsulados e com a carga útil – os satélites para se acoplarem aos estágios propulsores do Cyclone-4, capaz de lançar 5.300 kg em órbita baixa (até 500 km de altitude), 1.600 kg em órbita de transferência geoestacionária e 3.800 kg em órbita heliossíncrona (órbitas especiais projetadas para que, quando o satélite sobrevoa o ponto de interesse, seja sempre dia).
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) tem mantido, desde 2008, uma média de seis a oito lançamentos por ano. Somente entre março e abril deste ano, o CLA lançou três foguetes de treinamento básico. Para agosto, está previsto o lançamento de um foguete de treinamento intermediário e, até o fim do ano, outro foguete de treinamento básico.
Texto: Ascom do MCTI - Site da AEB
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com i