Sustentabilidade é um processo que precisa se adaptar à comunidade onde ele se insere para ser bem sucedido. Com esse pensamento, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), expõe soluções inovadoras no Espaço Popularização da Ciência, no Armazém 4 do Píer Mauá.
Nele é possível encontrar, desde alimentos derivados de peixes, bolsas confeccionadas com a pele desses animais, até artigos de madeira, frutos e plantas medicinais. “Temos um novo foco na inovação de processos e produtos, voltados a demandas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, explicou o coordenador de extensão do Inpa, Jorge Lobato, ao lembrar que a instituição promove pesquisas na Amazônia há quase 60 anos.
Para o desenvolvimento de seu trabalho, o Inpa considera fundamental atuar em conjunto com a comunidade, abrindo caminhos para o desenvolvimento de novos produtos, além de incentivar processos existentes.
Outras áreas de atuação da instituição são a incubação de empresas, processos de patentes e na proteção de espécies nativas. “A ideia é transportar o olhar da sustentabilidade para este bioma, de trazer essa consciência para a produção”, finalizou Lobato.
Leia mais.
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20.
Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI