Viabilizar a produção sustentável de eletroeletrônicos no Brasil. Esse é o principal objetivo do Programa Ambientronic, que o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) apresenta no Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
“Em todas as etapas, buscamos agir da maneira mais sustentável possível, o que envolve o descarte correto dos equipamentos, o uso consciente da energia elétrica e o eco design, que busca aparatos com menos peças, mais fáceis de serem desmontados e reutilizados”, explica a pesquisadora Daniela Moraes, do CTI Renato Archer.
Segundo ela, a ideia é auxiliar as empresas a montar uma base de operações verdadeiramente sustentável, mediante a formação de uma rede de parceiros que viabilizam o diagnóstico das etapas do processo produtivo, como laboratórios, universidades e institutos. “Estes certificados de sustentabilidade são exigidos internacionalmente, por isso, esse projeto existe para orientar e auxiliar as empresas”, acrescenta a pesquisadora.
Tradicionalmente, aponta estudo do CTI, a produção de eletroeletrônicos segue o caminho da obsolescência, ou seja, os equipamentos são produzidos, comprados, usados e descartados para dar lugar a versões mais atualizadas.
Leia mais.
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20.
Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI (atualizado em 20/02/2013)