Uma das grandes motivações da ciência é compreender o funcionamento do planeta Terra. O Observatório Nacional (ON/MCTI), no estande localizado no Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, mostra as teorias sobre o campo magnético da Terra de forma rápida, acessível e dinâmica.
“A primeira teoria sobre o campo magnético da Terra é que o núcleo exerceria algum tipo de magnetismo, como um ímã”, explica Sabrina Sanchez, que trabalha no ON. “Mas altas temperaturas, como as encontradas no centro da Terra, têm a propriedade de desmagnetizar os metais. A teoria atual é que a os metais derretidos no núcleo terrestre geram correntes elétricas que produzem campos magnéticos.”
Explicado por meio de maquetes, ímãs, baterias e circuitos simples, que mostram graficamente os resultados, os experimentos são perfeitos para traduzir uma linguagem inacessível, seja para crianças ou adultos leigos, em algo mais compreensível. “As crianças adoram. Muitas ficam fascinadas mesmo pelo pó de ferro jogado em cima dos ímãs, enquanto os adultos se surpreendem com o campo eletromagnético da Terra”, diz Sanchez.
As Exposições Científicas e Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável, do MCTI, continuam suas atividades até o dia 22, de 9h às 19h, no Armazém 4, do Píer Mauá.
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20. Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI