O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou que o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, realizado de segunda-feira (11) até esta sexta-feira (15), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi uma parte preparatória importante cientificamente da Rio+20. Para Raupp, as discussões serviram para a elaboração de propostas para estabelecer planos de pesquisas e de desenvolvimento de novas tecnologias.
“Estamos discutindo sustentabilidade e desenvolvimento sustentável por inclusão com respeito ao meio ambiente”, declarou o ministro. “A questão é como fazer isso. Quando se fala de sustentabilidade, temos uma nova prática, novos procedimentos, novas tecnologias que precisam ser introduzidas para mudar o modo de produção. Então, novos conhecimentos científicos têm que ser agregados para que isso ocorra.” O titular do MCTI participou tantao da
abertura quanto do
encerramento do fórum.
Raupp também destacou a necessidade de um avanço científico para que pesquisadores possam encontrar soluções práticas e efetivas para a situação atual.
“Mais ciência precisa ser desenvolvida”, disse. “Foi isso que discutimos aqui. O tipo de programa que estamos desenvolvendo para efetivamente mudar o curso dos acontecimentos. Caso contrário, caracteriza-se apenas um desejo. Nós queremos ir além do desejo. Queremos ver realmente que condições precisam ser satisfeitas para que possamos atingir a questão do desenvolvimento econômico.”
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20. Texto: Juliana d’Arêde – Ascom do MCTI