Democratizar a informação e o conhecimento para uma formação sólida da consciência ambiental e da capacidade de reflexão, em especial, das novas gerações. Com essa proposta o portal CanalCiência – representando o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) na conferência Rio+20 – desenvolverá oficinas pedagógicas em torno de temas como educação ambiental, mudanças climáticas, lixo e reciclagem, floresta e biodiversidade, no Espaço de Popularização da Ciência, no Armazém 4, do MCTI, no Píer Mauá.
Para auxiliar a compreensão e o aprendizado do público, o CanalCiência recorrerá a variadas ferramentas virtuais, como jogos interativos, programas multimídia, vídeos, imagens de satélite, entre outros. A ideia do canal é reforçar, entre os jovens, o combate ao plágio, cada vez comum nas escolas.
Por este motivo, os cursos vão orientar os estudantes quanto ao uso correto e ético da informação científica disponível na internet, assim como aquelas que podem ser encontradas nas bibliotecas (livros, revistas e publicações). Conforme a disponibilidade do visitante, cada oficina terá, em média, duas horas de duração.
Para reforçar o conceito de "sustentabilidade", o canal distribuirá a cada participante um marcador de livro de PVC, dotado de régua impressa em serigrafia, material durável de reconhecida qualidade e resistência. “Pensamos na distribuição de um objeto atrativo e que acrescenta a função de régua, muito útil no meio escolar e que os estudantes costumam carregar em estojos, bolsas e mochilas”, comentou a divulgador científica do CanalCiência Márcia Rocha. O marcador "sustentável" foi idealizado pelo designer do Ibict Rodrigo Moreira.
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20.
Texto: CanalCiência