Alguns dos premiados na cerimônia. Foto: Dhavid Normando/Ascom do MCTI
O Espaço da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável recebeu, dentro da área voltada à popularização da ciência, a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (Femact), mostra competitiva que colocou em disputa os trabalhos de alunos do ensino médio e fundamental de todo o Brasil. Nesta quinta-feira (14) foram revelados os vencedores.
“Doze profissionais da área de ciência avaliam os trabalhos dos alunos”, explica o coordenador da feira, Douglas Falcão, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI). “A premiação acontece em quatro categorias: Iniciação à Pesquisa e Divulgação Tecnológica, para o ensino fundamental; e Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para o ensino médio”.
Falcão enfatiza que o objetivo é incutir nos alunos o gosto pela ciência e pela discussão de temas que podem vir a mudar o futuro do planeta. “O objetivo é botar os alunos como protagonistas e envolvê-los. Para isso, o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi fundamental”, explica o físico. “Mais de 6 mil pessoas visitaram os estandes, uma troca fantástica de experiências.”
Premiação
O prêmio para os 12 projetos vencedores é um vale de R$ 300 a ser usado em livros de ciências. Além disso, os projetos foram inscritos em festivais científicos nacionais.
A cerimônia de premiação mostrou também a relevância do Prêmio Jovem Cientista, uma vitrine de novos talentos, com as honras principais entregues pelo presidente da República há 32 anos. As inscrições para a edição de 2012, que tem como tema a inovação científica nos esportes, estão abertas até 31 de agosto.
Os vencedores foram:
Categoria Desenvolvimento Científico – ensino médio
1º - Telha Pak
2º - Aproveitamento da serragem para beneficiar a produção de couro
3º - Concreto ambiental
Categoria Incentivo à Pesquisa – ensino médio
1º - Máquina de sabão reutilizadora de óleo
2º - Efeitos do petróleo na germinação de sementes
3º - Utilização do coco verde como biofertilizante
Categoria Divulgação Científica – ensino fundamental
1º - Forno solar para o tratamento de águas ribeirinhas
2º - Desvendando o delicioso mundo da geometria
3º - Supermercado sustentável – Ecomarketing
Categoria Iniciação à Pesquisa – ensino fundamental
1º - Reciclando e aprendendo matemática
2º - Erradicação da pobreza através da produção de alimentos comunitários
3º - Lixo e esgoto: qualidade de vida e energia
Confira mais imagens da cerimônia e dos participantes.
Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI