Exposição Multissensorial Biomas do Brasil
13/06/2012 - 18:26
A Rio+20 não traz apenas rodas de discussão e mostras tradicionais para os armazéns do Píer Mauá. No Armazém 4, que hospeda o Espaço da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, é possível encontrar diversos setores que permitem aos visitantes interagir com as exposições, dinamizando a transmissão de informações. O local é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O Carbon Tree (árvore de carbono, em inglês), um painel interativo com sensores de movimento, permite que os visitantes, parados diante de uma projeção, plantem uma árvore virtual. Já na abertura do evento, às 9h desta quarta-feira (13), crianças da escola Luiz Delfino, da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, divertiam-se diante do painel e faziam fila para deixar sua marca na atração.
“Eu sou uma veterana deste tipo de evento. Os alunos saem extasiados, não querem voltar”, diz a professora Danielle Friebe. “A importância desta mostra é que a ciência faz parte do dia a dia da sala de aula, mas ela está aqui muito mais diretamente na feira.”
Outra possibilidade de interação está no Piso da Coletividade, uma projeção interativa feita no chão que mostra conteúdo baseado nos princípios fundamentais da Rio+20, como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e eliminação da pobreza. No centro do Armazém 4, monitores sensíveis ao toque (touchscreen)mostram o trabalho desenvolvido pelos diferentes institutos ligados ao MCTI, além de curiosidades sobre os principais temas da feira.
Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI