Nesta quarta-feira (13), às 15h30, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, inaugura as Exposições Científicas e Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável. O pavilhão 4, localizado na avenida Rodrigues Alves, Píer Mauá, é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e está subdividido em três espaços: Espaço MCTI e Exposição Biodiversidade; Exposição Multissensorial Biomas do Brasil; e Espaço de Popularização da Ciência.
No armazém irão ocorrer atividades como exposições interativas, palestras, oficinas, experimentos científicos, exibição de vídeos em torno dos temas da Rio+20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
O visitante inicia seu percurso já na entrada do pavilhão 4, onde estão instalados a bolha de bambu e o barco solar. A primeira estrutura demonstra alguns dos avanços mundiais alcançados na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que utilizam o bambu como matéria prima. Já a unidade do barco solar é o piloto de um projeto que prevê a instalação de infraestrutura de fornecimento de energia elétrica, a partir da geração solar, para o atendimento das atividades produtivas comunitárias na Amazônia, com objetivo de gerar renda e proporcionar autossustentabilidade.
Na área interna do pavilhão irão ocorrer encontros virtuais entre jovens de várias regiões do planeta, assim como o lançamento de livros e vídeos de divulgação da ciência. Destaque para árvore virtual que será “alimentada” por crianças, jovens e público em geral com mensagens sobre a Rio+20. A Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia mostrará dezenas de trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro. Instituições ligadas ao MCTI apresentarão em estandes sua missão e suas atividades.
Confira a galeria de imagens do Pavilhão 4.
Texto: Ricardo Abel – Ascom do MCTI