Cerca de 50 palestras, vídeos de divulgação científica, lançamento de livros, de estudos e de projetos, debates, oficinas e apresentações diversas. É o que o visitante vai poder conferir na Arena Multiuso, montada na entrada do Pavilhão 4 (do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), no Píer Mauá, Rio de Janeiro, entre quarta-feira (13) e o dia 22, dentro das atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.
O espaço, com 300 metros quadrados (m2), reunirá pessoas que visitam a Rio+20 para a discussão de temas ligados ao evento. Os debates vão envolver jovens de todo o país (uso de videoconferência, internet e redes sociais), além de mostras de vídeos. A arena tem distribuição harmônica da plateia em forma circular e é todo feito em OSB (madeira reciclada).
A parte frontal da Arena Multiuso possui um telão e duas áreas de projeção mapeada. Essas áreas são cubos que recebem as imagens de forma precisa sem que elas extrapolem suas extremidades. O palestrante tem total interatividade com essas telas.
Atividades A programação de palestras inclui a participação de representantes de diversas instituições ligadas ao MCTI: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Na sexta-feira (15), das 12h15 às 13h, o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ildeu Moreira, profere palestra sobre o tema “Ciência e meio ambiente na música popular brasileira”, em conjunto com apresentações musicais. Na segunda-feira (18), das 16h45 às 17h30, o MCTI organiza no local apresentação e debate sobre o documento da Rio+20.
Segundo Moreira, que também trabalha na organização do evento, a ideia é que as atividades atendam ao público em geral, mas tendo como foco os jovens. “O tempo de cada apresentação será de 30 minutos, no máximo, com mais 15 minutos para debate com o público." O diretor explica que a intenção é que as atividades ocorram de forma dinâmica para que toda as atividades possam ser realizadas.
Saiba mais sobre os
eventos e a mostra de
vídeos.
Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI.