O pesquisador durante a palestra. Foto: Divulgação/CTI
29/05/2012 - 20:30
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer/MCTI) recebeu nesta segunda-feira (28) o pesquisador, programador e ativista Richard M. Stallman, que ministrou a palestra “Cidadania, conhecimento livre e inclusão digital – uma sociedade digital livre”. O norte-americano falou sobre a importância do software como elemento de autonomia e liberdade.
Durante a palestra, Stallman abordou os objetivos e a filosofia do Movimento Software Livre, que tem por base a liberdade do usuário de usar, modificar e compartilhar seus programas. Ele é fundador do movimento e, em 1984, iniciou o desenvolvimento do sistema operacional GNU, base do sistema Linux atual. No CTI, contou a história do sistema, que em combinação com o kernel do Linux é usado por dezenas de milhões de usuários em todo o mundo.
O palestrante alertou para o perigo da utilização das patentes na área, argumentando que elas obstruem o desenvolvimento de software. “Em outros campos elas restringem fábricas e indústrias, mas as patentes de software restringem os usuários dos computadores”, afirmou.
Na avaliação do diretor do CTI, Victor Mammana, a palestra foi importante para provocar a reflexão sobre o papel do software nas liberdades civis. “Ele falou sobre a importância do software livre e o quanto ele pode ajudar a manter a liberdade civil das pessoas”, relata. “A liberdade de distribuir, de copiar e alterar o software.”
O evento teve a presença de dezenas de estudantes, além de profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil da área de software e hardware, totalizando mais de 200 presentes, além daqueles que a assistiram pela transmissão via web.
Texto: Ascom do CTI Renato Archer