A Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) deste semestre será realizada nestas quinta e sexta-feiras (31 e 1º), em Buenos Aires, Argentina. A coordenação-geral do grupo brasileiro está sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os principais pontos da pauta são os projetos
Mercosul Digital,
Biomedicinas e
Biotech Sul e o Programa Marco de Ciência e Tecnologia, além da definição do tema do próximo
Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Três desses pontos estão sob responsabilidade da coordenação brasileira: o Mercosul Digital, o prêmio e o Marco de Ciência e Tecnologia, ainda em elaboração.
Será a última reunião do grupo antes de o Brasil reassumir a presidência itinerante do Mercosul, em 1º de julho. Na atividade, o país estará representado por Eliana Emediato (coordenadora da plenária), Rubens de Oliveira, Luiz Henrique Mourão e José Henrique de Lima, todos do MCTI. Compõem o grupo, ainda, Helena Gressler da Rocha Paiva, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ary Mergulhão, da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Marta Pessoa, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A comitiva estará presente em todas as discussões, que ocorrem de forma paralela no dia 31. As abordagens ocorrerão nas comissões de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Sociedade da Informação e Plataforma Biotech Sul. Todas as definições estipuladas durante as reuniões das comissões deverão ser aprovados por unanimidade pelo grupo no dia 1º, para que a ação seja implantada no bloco de países.
Texto: Ricardo Abel – Ascom do MCTI