C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Secretário fala sobre mudanças climáticas na reunião magna da ABC
Clique para ver todas as fotos de Secretário fala sobre mudanças climáticas na reunião magna da ABC
O secretário Carlos Nobre na reunião da ABC. Foto:J. Egberto/Ascom do MCTI
08/05/2012 - 21:32
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Carlos Nobre, esteve nesta terça-feira na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. Ele participou da reunião magna da entidade em conjunto com a conferência de jovens cientistas do Escritório Regional da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS-Rolac, na sigla em inglês) e mediou a sessão sobre desastres naturais.

Nobre falou sobre as principais causas do aumento das mudanças climáticas no planeta – que atribuiu, em parte, a uma mudança excessiva do uso das terras –, sobre o aumento da exposição aos desastres e sobre a falta de uma cultura eficaz de prevenção a eles, como a dos japoneses em relação aos terremotos.

Ele também apresentou dados sobre as características ambientais no Brasil e avaliou casos de desastres naturais recentes no país, como o ocorrido na região serrana do Rio, no ano passado. Falou, ainda, sobre as ações que estão sendo implementadas para reduzir os riscos para a população, como o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (Cemaden/MCTI), que, além de colaborar com ações preventivas, também identifica vulnerabilidades ligadas a uso e ocupação do solo e auxilia na instalação de infraestruturas.

“Hoje, no Brasil, a população cobra de forma efetiva ações que possam evitar tragédias relacionadas aos fenômenos naturais”, disse o secretário. “Nosso sistema de prevenção contra desastres naturais ainda não é a ideal, mas os investimentos estão sendo realizados para que ele se desenvolva cada vez mais. Só o governo federal investiu cerca de R$ 16 bilhões para reduzir a vulnerabilidade das cidades. O Cemaden tem implementado um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil quem tem dado bons resultados”, informou.

Ao terminar a apresentação, Nobre passou a palavra a Claudia Melo, representante da resseguradora Swiss RE, que falou sobre a relação dos desastres naturais com o mercado de seguros e as coberturas envolvidas nesse tipo de desastre. 

                                                                                                                                    Texto: André Gonzalez – Ascom do MCTI 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação