A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) vai apoiar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (7), o presidente da Finep, Glauco Arbix, o secretário executivo do Comitê Nacional Organizador (CNO), ministro Laudemar Aguiar, e o representante residente das Nações Unidas no Brasil, embaixador Jorge Chediek, assinarão na sede da Finep um acordo por meio do qual a Financiadora repassará R$ 3 milhões para o CNO, a serem executados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Por meio desse acordo, a Finep receberá, dentre outros benefícios, espaços em dois armazéns localizados no Píer Mauá, um dos pontos oficiais do Rio+20.
Na estrutura que será montada no Armazém 3, com 3,5 mil metros quadrados e totalmente planejada a partir de um design “verde”, ocorrerá a exposição da Finep Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Diversas empresas e instituições públicas e privadas apresentarão produtos, serviços e processos inovadores ligados ao tema que norteia o evento. Já o Armazém 4 foi cedido pela Finep para ser ocupado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Os projetos expostos terão por foco a inovação consorciada com sustentabilidade. A financiadora quer liderar o apoio às iniciativas voltadas ao crescimento responsável do ponto de vista ambiental”, afirma a chefe da Coordenação de Cooperação Internacional da Finep, Alice Abreu. Ela destaca que já foi assinado um outro acordo com o Pnud que permitirá à Finep organizar eventos internacionais de grande envergadura.
“A ideia é que a Financiadora esteja à frente de feiras e exposições internacionais nos mesmos moldes a cada dois anos”, explica.
Fórum de sustentabilidade Durante a Rio+20, no dia 15 de junho, também vai acontecer o Venture Forum Brasil Sustentável, que apresentará empresas inovadoras com atuação centrada em tecnologias verdes ou destaque nos componentes ligados à sustentabilidade (social, ambiental e econômico) a potenciais investidores de seed capital, venture capital e private equity.
Leia mais.