O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, e outros representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de suas unidades de pesquisa participam nesta semana da conferência Planet Under Pressure 2012, em Londres. O encontro fornecerá subsídios científicos para a Conferência das Nações Unidas de 2012 sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O evento, cujo nome em português corresponde a “planeta sob pressão”, começou nesta segunda-feira (26) e discute soluções em áreas como agricultura, energia e engenharia. O objetivo é iniciar as discussões para identificar exemplos concretos de iniciativas ligadas a sustentabilidade. Visite o
site da conferência (em inglês).
Carlos Nobre, a pesquisadora Patrícia Pinho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), e pesquisadores da Austrália, de Botswana e da África do Sul coordenam o painel “O salto de metas do desenvolvimento convencional para a mudança global nos trópicos mundiais”. Na sessão, nesta quinta-feira (29), serão discutidas ideias para novos modelos, levando em conta as semelhanças e diferenças entre áreas tropicais secas e úmidas.
Participação do Inpe
Patrícia Pinho também é uma das painelistas na discussão “Alcançando governança para a sustentabilidade global em diferentes escalas”, no mesmo dia. Outros trabalhos serão apresentados por pesquisadores de diversas áreas do Inpe, a maioria do Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Também integram a delegação brasileira, pelo MCTI, a diretora de Políticas e Programas Temáticos, Mercedes Bustamante, e o assessor em biodiversidade Carlos Joly.
A equipe do Inpe levará para a conferência o conhecimento gerado pelas pesquisas em mudanças ambientais globais nas áreas de florestas tropicais, recursos hídricos, mudanças do uso da terra, energias renováveis, vulnerabilidades das megacidades brasileiras, segurança alimentar, políticas públicas e consumo sustentável, entre outras áreas.
Leia mais.