28/03/2012 - 19:28
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) é uma das instituições participantes das oficinas de capacitação em defesa civil que vêm sendo promovidas pelo governo federal na Região Nordeste.
As atividades, coordenadas pela da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec, do Ministério da Integração Nacional), têm por objetivo treinar agentes de defesa civil e definir estratégias para ações conjuntas de prevenção e socorro aos moradores de áreas de risco. Também participam, pelo governo federal, técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Força Nacional do SUS. A terceira oficina segue até sexta-feira (30), em Natal.
A primeira edição aconteceu no Recife (PE) no dia 20. Técnicos das outras sete capitais nordestinas vão participar das oficinas nos próximos dias, até 20 de abril. Profissionais de mais de 80 coordenadorias municipais devem fazer parte dos treinamentos.
Alinhamento
“O alinhamento de informações e de procedimentos adotados pelas defesas civis no país deve estar sempre em conformidade, para que, em casos críticos, a população tenha rápido atendimento e os efeitos sejam reduzidos”, explica o diretor de Minimização de Desastres da Sedec, Rafael Shadeck.
Para o coordenador de Operações do Cemaden, Carlos Frederico Angelis, a participação do órgão nas oficinas tem sido importante tanto para mostrar como os alertas de risco de deslizamentos e enxurradas são emitidos como para o centro nacional estreitar o diálogo com os municípios onde desastres ocorrem. “Os participantes querem saber mais sobre o sistema nacional e o funcionamento do Cemaden”, conta. “Mostram-se especialmente interessados em obter informações sobre a compra de pluviômetros e radares meteorológicos pelo governo federal.”
A aquisição de equipamentos para monitoramento e medição da chuva é uma das medidas previstas para aumentar a capacidade de previsão e mobilização diante de desastres naturais. Licitações estão em andamento para a compra de pluviômetros semiautomáticos, cuja operação envolve a comunidade, e automáticos, que permitirão a transmissão de dados em tempo real ao Cemaden.
As próximas oficinas serão em Maceió (dias 2 a 5), João Pessoa (2 a 4), Salvador (10 a 13), Aracaju (10 a 12), Teresina (16 a 19) e São Luís (17 a 20).
|