C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Droga desenvolvida com apoio da Finep combate câncer de ovário
23/03/2012 - 19:41
Uma empresa apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), a Recepta Biopharma, que desenvolveu uma droga contra o câncer de ovário, obteve reconhecimento internacional para o seu potencial clínico no tratamento da doença. Esta é a primeira vez que uma companhia brasileira recebe a designação Orphan Drug, da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana responsável pela validação de drogas e alimentos, pela importância de sua tecnologia no combater ao tumor.

Ao todo, a Finep aprovou cerca de R$ 20 milhões em financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis diretamente relacionados às pesquisas da nova droga. Por ser relativamente raro, o tumor de ovário ainda é pouco estudado pelos laboratórios.

A diferença do novo tratamento é que, enquanto a quimioterapia ataca todas as células que se multiplicam rapidamente – até mesmo as saudáveis –, os anticorpos monoclonais atuam apenas em alvos específicos, ou seja, as células doentes.

Processo de produção

De acordo com o físico José Fernando Perez, diretor-presidente da Recepta, o anticorpo é uma proteína desenvolvida por um longo processo biotecnológico. Os pesquisadores introduzem o gene responsável pela produção da proteína em uma célula animal. Esta célula, então, passa a produzir a proteína em escala para que possa ser aplicada em pacientes.

“Associada ao reconhecimento da Recepta, foi validada também nossa estratégia de considerar tumor de ovário como prioritário entre as diversas opções que podem ser consideradas para esse anticorpo”, explica Perez.

Ele ressalta que não se trata ainda da aprovação da droga. Porém, do ponto de vista prático, o reconhecimento cria uma série de benefícios significativos para o desenvolvimento do produto.

Leia mais. 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação