Em encontro com empresários na Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na sexta-feira (16), o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou que atualmente não se pode pensar a produção de conhecimento separadamente da questão econômica.
“Investir em conhecimento é investir na competitividade”, comentou o Ministro Raupp, que foi recebido pelo
Presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.
A troca de ideias foi estimulada pelo titular do MCTI, que disse aos 150 empresários presentes que está aberto a propostas para o desenvolvimento de ciência e tecnologia. Na opinião do ministro, é importante que as empresas recebam mestres e doutores formados pelas universidades para que o conhecimento gerado pela academia possa ser aplicado na produção industrial.
Qualificar para competir
O presidente da Firjan afirmou que a entidade investe na formação profissional. “O ensino e a qualificação são prioridades nossas. Hoje o Brasil é a sexta economia mundial, mas ainda assim precisamos avançar muito para competir com países que tiveram forte investimento em formação humana e tecnológica”, comentou Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.
O presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, Fernando Sandroni, fez uma apresentação ao ministro a respeito do trabalho desenvolvido pela instituição com propostas como o incentivo a programas de apoio à exploração de petróleo e gás no pré-sal, estímulo à formação de engenheiros, aperfeiçoamento do ensino básico de matemática, modernização da legislação para incrementar o investimento privado na concessão de bolsas de estudo e adoção de programas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação.
Visita à UFRJ
Também na sexta-feira, o ministro visitou o Parque Tecnológico da Universidade Fdeeral do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estão instaladas 36 empresas com trabalho focado em pesquisa e desenvolvimento. Ele conheceu o local a bordo de um ônibus híbrido desenvolvido pela universidade, com uso de eletricidade e hidrogênio como combustíveis. Foi acompanhado por executivos de empresas instaladas no parque tecnológico, como L’Oréal, BG Group, GE, Schlumberger, Halliburton, Siemens/Chemtech, FMC Technologies do Brasil, EMC², Tenaris Confab, PAM Membranas, V&M, e BR Asfaltos.
Raupp, o reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, e o vice-diretor da Coppe, Aquilino Senra Martinez, receberam executivos das empresas integrantes do parque tecnológico para um café da manhã nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, o ministro assistiu a apresentações de Rosa e do diretor do complexo, Mauricio Guedes.